08 julho 2009

Speed, DNS, Provedores

Provedores sugerem cuidar de DNS; Telefônica diz que dobrará número de servidores

Para a Associação dos Provedores de Internet (Abranet) uma solução para os recentes falhas do Speedy, que impediu que os clientes se autenticassem para entrar na internet, é permitir que a atribuição dos endereços dos servidores de DNS (que fazem a conversão do endereço dos sites digitados pelos internautas para o endereço IP correspondente) seja realizada pelos provedores de acesso aos seus respectivos assinantes, durante o processo de autenticação.

Segundo a associação, com isso, problemas como os ocorridos com o serviço de internet em banda larga da Telefônica seriam minimizados, tendo em vista a pulverização dos endereços de servidores de DNS em centenas de provedores no estado de São Paulo.

A Abranet observa que esta é uma solução plausível para os serviços de banda larga da Telefônica, já que os problemas recentes na rede do Speedy estão relacionados à questão da atribuição dos endereços IP (internet protocol) dos servidores de DNS, causando instabilidade e até mesmo impossibilidade de navegação dos usuários

Segundo a associação, os provedores de acesso já possuem seus próprios servidores de DNS. A Abranet ressalta que foi solicitando a cada usuário a alteração para os seus endereços de DNS que conseguiram, paulatinamente, resolver os problemas ocorridos na rede do Speedy.

Apesar da sugestão da entidade, o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, durante reunião na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça-feira, 7, para detalhar o plano para aprimorar o Speedy, afirmou que nos próximos 30 dias (contados a partir do dia 26 de junho) serão investidos R$ 70 milhões na compra de novos equipamentos para ampliação de dois para quatro do número de centros de serviços onde estão instalados os servidores DNS. Segundo ele, com a duplicação da capacidade dos servidores DNS e a readequação da arquitetura dos sistemas, serão garantidos 100% de contingência para casos de falhas e ataques externos.

Fonte: http://www.tiinside.com.br/News.aspx?ID=137177

Nenhum comentário: